Na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, às 9h30, foi realizada na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA) uma importante reunião para a organização e implantação do CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL SOBRE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA COM ÊNFASE NO COMBATE AO RACISMO NA SAÚDE. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a SECRETARIA DE GÊNERO E ETINIA DO SINDRACSE-BAHIA, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI) e diversos atores engajados na valorização e promoção da equidade na saúde pública.

O encontro contou com a presença dos responsáveis pela pauta, como Jouze Santana, subcoordenadora do Sindicato Intermunicipal dos ACS e ACE de Valença e região (SINDRACSE-BAHIA); Taniele secretária de comunicação e articulação do SINDRACSE-BA e representante do GEEM/UESB, Joilson Santos e Kátia Costa, da Secretaria de Gênero e Etnias do mesmo sindicato; e Zilar Portela, presidente da Federação dos ACS e ACE do Estado da Bahia (FEDACSE/BA).

Também marcaram presença a vice-presidente do SINDACS Feira e diretora da FEDACSE/BA, Lúcia Gutemberg; os diretores da FEDACSE/BA, Neuma Rodrigues e Reinaldo Souza; e o ilustre Sr. Roque Honorato, além de outros líderes e representantes comprometidos com a causa.
A reunião foi promovida pela Secretaria de Gênero e Etnia do Sindicato Intermunicipal dos ACS e ACE de Valença e região, com apoio da FEDACSE/BA. O curso de capacitação tem como objetivo preparar agentes de saúde para atender com mais qualidade as demandas da população negra, abordando as especificidades culturais, históricas e sociais dessa comunidade, além de fortalecer o combate ao racismo institucional e promover uma assistência mais inclusiva no Sistema Único de Saúde (SUS).

O SINDACS Feira parabeniza todos os envolvidos nesta importante ação e reafirma seu compromisso com iniciativas que promovam a equidade e o respeito à diversidade no âmbito da saúde pública.
Acompanhe nosso site e redes sociais para mais informações sobre este e outros projetos que valorizam o trabalho dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.